O OvermundoLab é um laboratório de mídia livre dedicado à pesquisa sobre experiências de internet colaborativa, jornalismo cidadão e cultura livre. Seu programa consiste de encontros, apresentações culturais, oficinas e debates virtuais e presenciais. Surgido a partir de uma proposta-piloto de oficina, conduzida pela equipe do Instituto Overmundo em meados de 2007, o laboratório ganhou corpo e vida própria com o reconhecimento do Prêmio de Mídia Livre 2009, oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Cidadania Cultural e dos programas MaisCultura e CulturaViva.

As atividades desenvolvidas até então incluem uma oficina em parceria com o AfroReggae e duas outras em parceria com o Sesc Tijuca e o Sesc Madureira – todas no Rio de Janeiro -, além de workshops ministrados durante as caravanas do projeto Rumos, pelo Itaú Cultural, em cidades como Brasília, Pernambuco, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Houve ainda participação da Equipe Overmundo em uma oficina conduzida pelo VivaFavela e na disciplina eletiva de “Jornalismo 2.0”, laboratório oferecido aos alunos do ciclo básico de graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação (Eco) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em uma série de outras atividades que vão de oficinas a seminários e palestras.

Com o desenrolar da experiência, o Instituto Overmundo inscreveu um projeto para o edital do Prêmio de Mídia Livre, do MinC, e foi contemplado. O projeto Overmundo Lab prevê a difusão e ampliação das oficinas, replicando-as a partir de material didático planejado e elaborado pelo próprio Instituto Overmundo, e também a produção de pequenos encontros regionais com debates e apresentações culturais em diversas cidades brasileiras. A fim de alcançar este objetivo, o Instituto Overmundo deu vazão à criação de uma Rede de Oficineiros, profissionais comprometidos com este pontapé inicial do projeto. A expectativa é que cada vez mais outros interessados possam se juntar à empreitada e compor esta rede.

Para tornar públicos os debates que são travados sobre casos que apontam para tendências e modelos inovadores de experiências de internet colaborativa, jornalismo cidadão e cultura livre, o Overmundo Lab conta ainda com este site, que apresenta algumas discussões e reflexões sobre estes três eixos descritos acima, e congrega o material de referência disponibilizado livremente na rede.

O debate é aberto e você pode também participar. Experimente o Overmundo Lab!