jornalista-nerd

Na próxima terça-feira (25/5), estarei com o pessoal da Escola de Comunicação da UFRJ num evento em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd. Devo participar da mesa “O jornalista do futuro é nerd”, quando apresentarei um pouquinho do Overmundo aos alunos e conto como é o dia-a-dia do site para quem está na moderação dele. O mote é a ideia de que o jornalista do futuro presente não só precisa entender de técnica de narrativa jornalística como precisa estar preparado para lidar com as questões da prática jornalística contemporânea – entre elas, o fator “jornalismo cidadão” e a interseção cada vez mais forte com o mundinho da tecnologia. Desde questões controversas como a anteposição de jornalistas a algoritmos ao cotidiano nebuloso do jornalista-que-entende-cada-vez-mais-de-código. Os entusiastas do WordPress dizem sempre o belo bordão “Code is Poetry”. Ao que eu emendaria, “Code is Journalism”.

Para exemplificar com uma daquelas tiradas que dizem a que os nerds vieram, vou levar à mesa a pequena obra-prima de Tim Peters, intitulada Zen of PyhtonPython, para quem não conhece, é uma linguagem opensource.

Greg Linch, do Publish2 Blog, comenta que a poesia de Peters serve para programadores tanto quanto serve para jornalistas. Na minha tradução livre de um trecho dos versos, dá pra ver que realmente jornalistas e desenvolvedores vivem num universo a cada dia mais próximo. 🙂