Você pagaria para falar?

Você pagaria para falar? A primeira coisa que me vem à cabeça quando formulo esta pergunta é o velho dito popular: “Se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia” – só que ao contrário. Você pagaria para aconselhar? Pagaria para dar o seu pitaco? Pagaria para falar um “ai”?

No Overmundo, logo que implementamos um mecanismo para valorizar a participação dos usuários no site, conhecido como “karma” e que contabilizava, entre outras coisas, quantidade de publicações, de votos e de comentários nos conteúdos que circulam pela overmundosfera, passamos a contar com um número crescente de comentários do tipo “Gostei!” ou “Vo(l)tarei”, que indicavam nada mais nada menos que uma espécie de troca de favores, com o objetivo de acumular mais e mais “karma”.

Pois bem. Fico me perguntando se essas pessoas pagariam para comentar “Gostei!” nos conteúdos alheios.

Essa é a mais recente novidade-experiência promovida pelo jornal Sun Chronicle, de Massachusetts (EEUU). A cobrança não é cara: são 99¢ como taxa única para se registrar e comentar à vontade. Mas você realmente pagaria para falar?

Rafael Sbarai acha que, com tanta rede social disseminada pela rede afora, a própria caixa de comentários perdeu seu sentido. Eu não seria tão radical assim, visto que nossa experiência no Overmundo tem, nos comentários, um resultado muito positivo, com algumas conversas bem estimulantes e que em muito somam aos textos publicados. É claro: a proliferação de “Gosteis” sempre pode levar alguém a se questionar: mas e se fosse pago? Alguém falaria tanta abobrinha? Alec Duarte tem uma posição bem interessante em seu post, apontando que algumas pessoas e empresas aproveitam os comentários como espaço de publicidade, divulgando links e campanhas. Um espaço pago como o do Chronicle só seria então frequentado por spammers? E seria livre para spammers? Será?

A experiência, em todo o caso, traz em si uma boa reflexão. Afinal, um site editorial como o de um jornal é um espaço privado como outro qualquer. A pergunta é: vale o pedágio?